Rafinha Acústico é uma das maiores revelações musicais do Vale do Paraíba, seja interpretando obras populares nos melhores bares e casas noturnas da região ou apostando em seu trabalho autoral, que o tornou um artista independente e fenômeno na internet, reconhecido em todo país.

Boa parte do sucesso deste carismático músico se obteve através da música Fim de Ano, que viralizou na internet e se tornou tema oficial de formaturas, acampamentos e viagens por todo Brasil. Somando todos os vídeos em que esta música foi usada como trilha sonora por fãs de todo país, são milhões de visualizações no Youtube, e hoje o artista é requisitado para se apresentar em formaturas no Brasil inteiro, incluindo eventos de empresas líderes de viagens como Forma Turismo e Club Med.

Um dos diferenciais do artista são suas músicas temáticas. Celebridades, celular, fim de ano, pai, mãe, vó, crianças, namorada e até emojis já se tornaram canções nas mãos deste músico. E este talento foi reconhecido em rede nacional em 2016. Isso por que o artista compôs uma música em homenagem ao apresentador Jô Soares, contando a história do programa, e a canção novamente viralizou na internet, resultando em um convite mais do que especial: Tocá-la no último Programa do Jô, sendo o último músico a se apresentar no programa.

As obras do Rafinha também são requisitadas por grandes nomes da música nacional, que já fizeram regravações de suas canções, como Hellen Caroline e a jurada do The X-Factor Brasil Aline Rosa, em um álbum da banda Cheiro de Amor, que posteriormente regravou a canção em um DVD com a nova cantora Vina Calmon, junto dos cantores de Banda Eva e Jammil. Suas músicas também já foram interpretadas em programas de TV de grande audiência, por nomes como Tiaguinho e Rodriguinho.

Entre seus principais trabalhos, o artista conta com 3 álbuns de estúdio e 1 DVD ao vivo. Em seu último show de lançamento, Rafinha e sua banda tiveram lotação máxima no Teatro Metrópole de Taubaté, e em seu penúltimo lançamento o mesmo aconteceu com o SESC Taubaté. O músico também já dividiu palco com nomes de expressão como Renato Teixeira e Fernando Anitelli do “O Teatro Mágico”.

O músico participa ainda de projetos de destaque do Vale do Paraíba. Na parte artística pertence ao Confraria, MPB de Mesa e Coletivo Música Taubateana, idealizado por Renato Teixeira, que também participa da iniciativa. Na parte humanitária é embaixador do Solar Social e também apoia diversas ações solidárias em sua região.